segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cisto de Baker.

Cisto de Baker é o acúmulo de liquido sinovial em uma bolsa situada na região posterior do joelho. Este processo ocorre quando o liquido presente na articulação do joelho extravasa, para esta bolsa, localizada entre os músculos gastrocnêmio e semimembranoso, causando assim um aumento de seu volume, formando o cisto. Esta região do joelho, onde se situa a bolsa, é chamada de fossa poplítea. Como esta região não é coberta por músculos, quando a bolsa sofre aumento de tamanho se torna facilmente palpável. As queixas mais freqüentes de pessoas portadoras de cisto de Baker são o incômodo na região posterior do joelho e um aumento de volume local, principalmente quando o joelho está totalmente esticado, pois nesta posição o cisto é empurrado para trás. Porém o cisto atrapalha também a flexão do joelho, pois fica pressionado contra a articulação. Geralmente ocorre devido a uma doença ou lesão pré-existente na articulação do joelho, que provoca um aumento da produção de liquido sinovial, causando assim o edema. Quando este edema persiste, pode extravasar para a bolsa, formando o cisto. A maior incidência é entre 55 e 70 anos. Normalmente, não há complicações, o cisto pode melhorar à medida em que a lesão pré-existente é tratada, pois dimiuindo o edema, o cisto pode desaparecer naturalmente. Há uma rara possibilidade da formação de "pedras" (litíase) no interior do cisto, o que causa dor e exige um tratamento cirúrgico para a retirada. Outra complicação, também pouco frequente é a ruptura do cisto, causando dor intensa na muscularuta da perna, apresentando sintomas semelhantes aos de trombose venosa profunda (TVP). O edema também deve ser tratado e os alongamentos musculares precisam ser realizados com muita cautela, para que não haja uma pressão sobre o cisto. O principal foco é o tratamento da lesão primária do joelho, mas com o cuidado de não causar atrito entre os músculos gastrocnêmio e semimembranoso (onde se localiza a bolsa) e evitar sobrecarga no joelho para não afetar o cisto.

163 comentários:

Carine disse...

leonardo,
gostei muito sobre o que você escreveu a respeito do Cisto de Bakeer.
Gostaria de mais sugestões de tratamento fisioterapeutico para esse paciente (fora os alongamentos e a drenagem)

Leonardo Sapucaia disse...

Carine, obrigado por visualizar o blog e participar.
O tratamento consiste, antes de mais nada em retirar o fator causal. O que nos casos de Cisto de Baker é o uso de saltos altos. É utilizado, inicialmente, o U.S. pulsado a 48Hz por 3 min. TENS Convencional por 20 min. Em muitos casos os pacientes reportam melhora após fazerem um escalda pés; a temperatura da água deve estar tão quente quanto o paciente possa suportar, com cuidado para não provocar queimaduras; após terminar manter os pés aquecidos. Após passada a fase aguda o paciente inicia o fortalecimento da musculatura intrínseca dos pés, além dos alongamentos, que você já citou.

Mauro disse...

Oi Leonardo, muito boa as informações sobre o cisto de baker. infelizmente estou com esse problema. sou jogador de futebol, estou sem clube mas vou fazer ums testes agora em janeiro. Já fui a 2 medicos um disse que não precisava tirar, tomei anti flamatorio fiquei bom. essa semana agora 3 meses depois o problema voltou, não posso fazer o movimento de chute que doi, fui no segundo medico ele disse que se eu quiser ficar 100% recuperado tenho q tirar o cisto. será que eu tomando o antiflamatorio e evitando mais o movimento de chute forte o problema some? o que você acha? devo tirar? quanto custa +ou- a cirurgia ou punção? se eu fizer logo me recupero até janeiro? espero que possa tirar minhas duvidas. Obrigado e Parabéns pelo trabalho.

Leonardo Sapucaia disse...

Obrigado, Mauro por visitar o blog. O cisto de Baker é uma condição onde em muito poucos casos a cirurgia é necessária. Você mesmo viu que tomando antiinflamatórios consegue-se suportar a dor, porém sem um tratamento complementar logo ela reaparece. Acredito que você possa estar recuperado sem cirurgia até janeiro, mas para isso você deve procurar um fisioterapeuta em sua cidade. O tratamento consiste, basicamente, em alongamentos e fortalecimento muscular. Depois de se firmar em seu novo clube, caso o problema persista, aí, sim podemos pensar em cirurgia; afinal de contas você é um profissional. Boa sorte em janeiro e mãos à obra.

Mauro disse...

Obrigado pela ajuda.

Andressa disse...

olá,por favor me ajude,acho que o meu filho de 5 anos está com este cisto de baker,gostaria de saber se ele some sozinho ou tem que tomar algum remédio?Desde já agradeço!!

Leonardo Sapucaia disse...

Olá Andressa. Obrigado por postar no blog. Seu filho está na faixa etária onde o cisto de Baker mais aparece em crianças (4 a 7 anos). Nessa Fase a resolução geralmente é espontânea, sem necessidade de tratamento cirúrgico. Portanto é só observar a evolução.

Leonor disse...

Leonardo, gostaria de saber qual o tipo de atividade física que eu poderia fazer? Desde já agradeço.

Leonardo Sapucaia disse...

Obrigado pela visita. As restrições à atividade física são relativas. Elas devem ser evitadas na fase aguda, onde a dor é constante; logo após essa fase devemos dar ênfase aos alongamentos constantes da região posterior da coxa com o objetivo de reduzir as sobrecargas e, deste modo, a prática de atividade física moderada está, não só liberada, como é recomendada.

leila disse...

Dr Leonardo tenho o cisto de baker medind0 4x0,9x2,6
meu medico prefere operar pois sinto muita dor em uma simples caminhada alem disso tem pata de ganso que meu medico acha qque o cisto pode estar complimindo que ajuda a dor mais ainda gostari de saber sobre a cirurgia tempo de repouso e de fisioterapia apesar qeu eu ja faço fisioterapia pois o andar doi será que o senhor pode me ajudar

Marcos Guerra disse...

Dr Leonardo tenho o cisto de baker medindo 4,8x 2,2 cm o que devo fazer para que esse cisto diminua ou desapareça? existe algum tipo especifico de fisioterapia?

Leonardo Sapucaia disse...

Obrigado pela participação Marcos e Leila. Nos comentários anteriores do blog vocês irão encontrar maneiras de tratar o Cisto de Baker sem precisar de cirurgia. Obrigado e qialquer dúvidas entrem em contato

Gabriella disse...

OLÁ LEONARDO! TUDO BOM?
NO CASO DE CISTO DE BAKER A TRAÇÃO ARTICULAR SERIA INDICADA?

OBRIGADA!

Leonardo Sapucaia disse...

Olá Gabriela. Que bom que está participando do nosso blog! Sobre a tração para tto do cisto de baker, alguns profissionais tem usado a mesa de tração e tem conseguido bons resultados, porém não há estudos conclusivos sobre o assunto e o objetivo que a tração tenta alcançar pode ser conseguido com alongamento dos músculos ísquitibiais (região posterior da coxa). Obrigado.

Sr. secreto disse...

Leonardo dia 10/04 eu jogando bola torci o joelho jogando bola.fiz raio-x no mesmo dia não deu nada só que o ortopedista disse pra mim ficar com a tala por 1 semana.eu só fiquei 2 dias ele ainda tava inchado e eu tive que andar mancando...(prescisava trabalhar)e o que acontece é que eu amo jogar bola e um mes depois eu achei que estava bom e fui joga bola e torceu de novo e fiz um ultrasom e formou um cisto. eu ainda não joguei bola mais morro de vontade, queria saber qual tratamento eu poderia fazer pra o quanto antes voltar a jogr bola. sei que estou errado mais eu tenho 17 anos e só tenho o tempo de agora mais tarde não vou prescisar jogar bola.Por favor me ajude!!!

Nane Lopes disse...

Olá Leonardo!
A uns quinze dias tenho sentido muitas dores no joelho esquerdo e foi diagnosticado cisto de baker.Desde fevereiro faço condicionamento físico com dança e ia voltar para treinos de musculação que havia parado.Quando poderei voltar já que as dores estão melhorando?
Obrigada!

Leonardo Sapucaia disse...

O cisto de Baker, por si só, não provoca dor. Quando o cisto inflama aí sim as dores incomodam. No seu caso, como as dores estão melhorando é melhor que vc aguarde elas sumirem completamente para poder voltar às atividades normais.

Anônimo disse...

Olá Leonardo...
Hoje eu percebi que na face posterior do meu joelho direito,na região da fossa poplitea tinha um edema(inchaço) e estava incomodando para andar...sentir algumas dores também..Pesquisando vi que o Cisto de Baker tem sintomas bem parecidos...vc acha que pode realmente ser?
Lembrando,percebi que venho sentindo dores nesta perna há algum tempo..sempre na época do frio..sinto fortes dores,como se fosse nos ossos da panturrilha..( e nunca procurei o médico!)
A qual médico vc me indicaria?tenho que procurar urgentemente??
Estou bem apreensiva..Me ajude...

Leonardo Sapucaia disse...

Toda dor é sinal de que algo não vai bem e a que vc sente já é de algum tempo, portanto vc deve procurar um ortopedista imediatamente a fim de esclarecer os sintomas, que podem, ou não, ser de um Cisto de Baker inflamado. A partir daí ele deve lhe indicar um tratamento à base de medicamentos e reabilitação funcional com fisioterapia. Obrigado pela visita.

Flavio disse...

Bom dia Leonardo Sapucaia
Ha mais ou menos 2 anos atras eu dei umas torços no meu joelho ..
e fiquei com uma lesão no meu LCA ..
E ai apareceu tbm o Cisto de Baker .. medindo cerca de 5,0 cm
Estou na academia fazendo fortalecimento .. quais exercicios posso fazer pra retirada do Cisto ?
Obrigado .

Anônimo disse...

oi leonardo tudo bem boa noite:
estou muito preucupada com minha filha de 15 anos ela já operou um cisto no joelho e agora ela reparou que tem um furinho e que sai um liquido muito fedorento qua a providecia que tomarei.
obrigado
cristina lima dos reis
27/07/2010 horas:21;24

Leonardo Sapucaia disse...

Olá. Obrigado por participar. Neste caso vc deve procurar o médico que realizou a cirurgia imediatamente. Não tome nenhum remédio nem faça nenhum tipo de tratamento.

Amanda Days disse...

Olá Dr Leonardo,
Descobri um cisto de baker na minha perna, meu reumatoligista recomendou fazer uma ultrassonografia. Fiz e a médica que fez a ultra disse que eu deveria fazer uma ressonancia magnética.
O que a ressonancia poderá mostrar de diferente da ultrassonografia, será que precisarei mesmo fazer esse exame?

Leonardo Sapucaia disse...

A Ressonância é um exame mais detalhado e vai poder informar com precisão a localização e o tamnho do cisto. Isso vai ajudar a implementar um tratamento mais eficiente, bem como avaliar a necessidade de remoção cirúrgica do cisto.

lelena disse...

Fiz uma ressonância, após rompimento de panturrilha que deu o seguinte diagnóstico:Discreta redução da fenda articular fêmoro-tibial interna. Pequeno derrame articular no joelho esquerdo. Cisto de Baker alongado, com septações no seu interior, observando-se líquido subaponeurótico junto à cabeaç medial do músculo gastrocnêmio em correspondência sugestivo de rotura do cisto. Leve estiramento do músculo sóleo. Me ajude. Sinto dor há mais de dois mese. Tomo remédio, fiz fisioterapia para a panturrilha e nada. Obrigada.

Leonardo Sapucaia disse...

O que aconteceu com vc foi a chamada "Síndrome da Pedrada". A história clínica é marcada por dor súbita localizada na panturrilha, de grande intensidade, algumas vezes acompanhada de um estalido audível. A pessoa leva um susto e acredita ter recebido uma pedrada na região da panturrilha, daí o nome de “síndrome da pedrada”. Além da melhora da lesão e sintomas, o tratamento fisioterapêutico tem como objetivo o retorno às atividades sem riscos de nova lesão. Numa fase inicial de lesão, o objetivo é minimizar a lesão tecidual com a utilização de ultra-som e gelo. Numa fase intermediária, é indicada a utilização de ultra-som e laser para estimular a cicatrização. Um alongamento suave dos músculos contribuirá para o realinhamento das fibras e deve ser seguido pela aplicação de gelo. Já a fase final do tratamento (que pelo tempo é onde vc deveria estar) visa melhorar a cicatrização da lesão e fortalecer os músculos. No caso do tratamento convencional não surtir resultados deve-se pensar em tratamento cirúrgico. Espero ter contribuído. Obrigado pela visita.

Celso disse...

Olá Leonardo tenho um cisto de baker a mais ou menos 6 anos ele mede 6cmm x 4cmmm e está localizado na patela esquerda o médico disse que ele é envolto de veias e a cirurgia demoraria umas 3 horas, vc sabe me dizer se as caracteristicas desse cisto é essa mesmo? já fiz ressonâcia e ultrasom e o médico disse também que meu convenio nõa cobre essa cirirgia, existe um tratamento alternativo? obrigado abraço Celso

eugenio disse...

tenho 49 anos sou diabetico tipo 2 gosto de jogar futebol recentemente descobri que estou com osteartite jo joelho direito e tambem cisto de baker,pergunto se devo continuar a praticar o futebol que tanto gosto ou devo mudar de esporte?

Leonardo Sapucaia disse...

O que pode atrapalhar a sua prática esportiva é a osteoartrite, dependendo do avanço da doença. É uma doença que possui tratamento e como vc é um indivíduo jovem sugiro que procure um ortopedista, inicie a fisioterapia e volte o mais rápido a jogar seu futebol. O cisto de Baker não costuma atrapalhar as atividades, desde que não esteja inflamado. Mais informações clique "http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/077.pdf"
Obrigado e espero poder ter ajudado.

Alessandra disse...

Olá Leonardo, meu nome é Alessandrae sou prof. de Educação Física. Trabalho em Academia, com aulas de jump, spinning, fitbaal, abdomen, etc... a única aula que não dou é step. Precise substituir uma professora na aula de step e senti meu joelho. No final da aula estava inchado e procurei um médico que solicitou um ultrasom. Assim que senti o joelho já comecei fisio. Resultado do exame Cisto de Baker de 3,3x1,6x1,9cm. O retorno ao médico é para o sinal do mês. Estou preocupada, pois preciso ministrar minhas aulas (não mais step) e até o retorno ao médico não sei se posso ou não. O que devo faze? Aguado e agradeço sua atençao. Muito Obrigada

Leonardo Sapucaia disse...

No seu caso vc já possuía o cisto, mas sem manifestações clínicas. Qdo vc passou a ministrar aulas de step vc passou a forçar mais os músculos da região posterior da coxa e o cisto deve ter ficado inflamado. Como vc já está fazendo a fisioterapia vai ser uma questão de custo benefício voltar às aulas. Se ao voltar o cisto incomodar vc pára imediatamente, e de qualquer forma procure tentar diminuir a intensidade ou a frequência das aulas, se for possível. Obrigado pela visita.

Aninha disse...

Olá Leonardo!

Tenho 26 anos. Aos 16, tinha muitas dores no joelho esquerdo. Entre gessos, sprays, repousos e anti-inflamatórios, fiz todos os exames possíveis e somente com um ultrassom foi detectado q eu tinha um pouco de água na parte da patela. Nunca fiz atividade física, apenas adorava dançar e nunca fui muito de usar saltos.

10 anos depois, comecei na academia. Estou a 7 meses. Sempre tomo todo cuidado com o joelho mas semana passada senti uma dor muito forte atrás do joelho(DO NADA - tinha feito trabalho de perna a 3 dias atrás). Dois dias depois do início da dor, fui a uma urgência e lá disseram q eu estava com o CISTO DE BAKER. O remédio acaba amanhã (o CELEBRA) raramento sinto algumas dores e continuo usando o tensor. O que fazer? Continuo de repouso? Quando posso voltar a malhar?

muito obrigada!

Leonardo Sapucaia disse...

Olá. Como na maioria dos casos, o seu cisto de baker permaneceu indolor até o dia em que mexeram com ele. Qdo vc começou a malhar na academia houve um aumento na demanda dos músculos, que até então estavam em repouso, provocando a inflamação do seu cisto de baker. Como vc fez repouso e está tomando a medicação fica difícil de saber se ao retornar o cisto vai voltar a te incomodar. O meu conselho é que antes de retornar ao exercício vc procure um fisioterapeuta para fazer a reabilitação da sua musculatura para, então vc estar apta para a malhação. Obrigado pela visita e continuo à disposição.

Rosa disse...

Quais problemas um CISTO EM FOSSA POPLÍTEA,pode me causar,tenho 59 anos,e isso me aconteceu depois de uma queda com o joelho dobrado.Tenho muitas dores e melhora com antiinflamatório,mas não posso abusar,sou hipertensa e esses medicamentos não me fazem muito bem.Obrigada pela atençaõ e um abraço.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite D.Rosa. Lesões como a da senhora são as principais causadoras do cisto de baker. Eu sugiro que ao invés de ficar tomando remédios a senhora procurasse um fisioterapeuta para iniciar a sua reabilitação. Os medicamentos são importantes na fase aguda da lesão, mas como a senhora sabe são cheios de efeitos colaterais.

Ilda Sakurai disse...

Dr. Leonardo, recentemente há mais ou menos uns 6 meses, foi constatado pelo médico que eu tenho um cisto de Baker no joelho esquerdo.
Ele recomendou que eu caminhasse dentro da piscina. Tenho feito isto.
Gosto muito de pedalar. Gostaria de saber se posso ou não continuar andando de bicicleta.
O fato é que tenho percebido que meu joelho esquerdo está maior que o direito.
Minha preocupação, também, é que eu tenho diabete tipo 1. Gostaria de saber se isto pode influenciar, ou seja, causar problemas maiores.
Por favor, esclareça estas dúvidas. Muito Obrigada.

Ilda Sakurai

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Ilda. Desculpe a demora na resposta. Neste momento vc deve evitar a pedalada, pois pode agravar o seu quadro. Vc deve procurar um fisioterapeuta para orientar sua reabilitação, sobretudo por causa da diabetes. Vale lembrar que o diabetes não tem relação com o cisto de Baker, mas vale a pena buscar orientação profissional.
Obrigado.

Maria Manuela disse...

Dr. Leonardo:
Li os vários conselhos que deu sobre quisto de baker.Tenho um com 5cm,dores, joelho inchado.Fui a médico naturista.Já fiz 4 aplicações de mesoterapia no joelho e medicação.Durante 2 dias estou quase sem dores que voltam-Tenho 78 anos.precisava andar sem muita dor.Continuo com a meso?
ObrigadaMaria Manuela_Portugal

Leonardo Sapucaia disse...

D. Manuela. Boa tarde.
A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos na pele ou subcutâneo. Já o cisto ocorre nas camadas mais profundas, próximo aos tendões. Eu não conheço nenhuma técnica de tratamento para cisto de Baker associada à mesoterapia, que seja eficiente. Contudo a sra. diz tb tomar medicações e, talvez por isso, tenha obtido melhora do quadro. Eu sugiro tentar a fisioterapia convencional, já que a sra. pretende voltar a andar.
Obrigado.

vitor disse...

Olá Dr. Leonardo
Tenho 44 anos, costumava praticar btt mas tive de parar porque apareceu um inchaço com dor atrás do joelho.Fiz ressonância magnética,o relatório disse que era um quisto sinovial. Fui operado em Dezembro correu tudo bem ,fiquei 2 dias no hospital, 5 semanas em repouso.Comecei a trabalhar na boa,fui experimentar a bike com calma mas ,ao fim de alguns dias de treino comecei a puxar um bocadinho e o resultado é o mesmo antes de e fazer a cirurgia.Com muita pena minha já encostei a bike,e para a semana vou a caminho do medico infelizmente .À já me esquecia não foi feit a biopce porque o medico não tinha duvidas. Obrigado boas Vitor Portugal

Leonardo Sapucaia disse...

Olá Vítor. Ao que me parece o seu problema está relacionado à falta de preparação para os exercícios. BTT é uma modalidade que exige muito dos membros inferiores e, pelo menos na postagem, vc não tocou no assunto alongamento. Vc pode procurar um fisioterapeuta ou sugerir ao seu médico que ele lhe indique um, uma vez que vc já se submeteu ao tratamento cirúrgico, sem sucesso. Vamos tentar agora um tratamento conservador. Obrigado e qq dúvida estamos aqui.

Conceição Medeiros disse...

Olá Leonardo Sapucaia,
Em primeiro lugar, muito obrigada pelas explicações que dá sobre o quisto de Baker e pelas respostas aos comentários/questões que as pessoas lhe colocam.
Graças aos seus ensinamentos, estou muito menos ansiosa com o meu quisto, porque já tenho conhecimentos suficientes para lidar com ele...
Um abraço de profundo reconhecimento pelo seu trabalho

Gleici Kely disse...

Oi,Leonardo! Ha uns 2 dias, cocei atrás do meu joelho esquerdo, e percebi um inchaço. O mesmo nao diminuiu, e nem dói. Como ainda não consegui passar pelo médico, pesquisei e, creio q seja o cisto de Baker, principalmente por semelhança de fotos. Não faço atividades fisicas e nem tive lesão. Existe outra causa? Posso retirá-lo mesmo q nao incomode fisicamente? Como evitar o surgimento?
Muito obrigada pela atenção... e parabéns pela dedicação ao trabalho.

Leonardo Sapucaia disse...

Olá, Gleici. O Cisto de Baker pode permanecer sem causar sintomas durante muito tempo. O que vai determinar a necessidade da retirada cirúrgica é exatamente a incidência de sintomas, principalmente os dolorosos. Contudo sugiro que vc procure um ortopedista para que ele possa solicitar exames complementares de imagem para que vc possa ficar tranquila de vez.
Obrigado.

Renato Camilo disse...

Leonardo,parabéns pela dedicação para com seus seguidores.

Veja meu caso:

Em 2000 sofri uma torção no joelho esquerdo jogando futebol.

Em 2002 passei por um artroscopia que retirou tecidos lesionados, porém sempre que tentava praticar futebol o joelho inchava e doía.

Depois de todo este tempo voltei a praticar futebol, mesmo fora de forma, pesado e nesta semana o “velho” joelho se manifestou novamente.

Relatei pra um amigo fisioterapeuta os sintomas e ele diagnosticou, a principio, cisto de Baker.

Estou tratando com gelo e antiinflamatório, as dores passaram, consigo andar normalmente, e sonho poder jogar futebol.

Meu amigo disse que não tem cura, que a cirurgia não é muito recomendável, que os médicos não gostam de realizá-la, pois é uma área muito nobre, de veias importantes, enfim...

Recomendou pilates pra melhorar a flexibilidade.

De tudo isso, gostaria de saber:

diminuindo meu peso, reforçando a musculatura da perna, aplicando gelo, consigo evitar a recorrência do problema e se no futuro, na 3° idade, eu posso ter conseqüências mais graves.

Obrigado! Abraços.

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Renato. Obrigado pela participação. Inicialmente vc deve realizar exames de imagem, solicitados pelo médico, para diagnosticar o cisto. Depois procurar um fisioterapeuta para avaliar o cisto e traçar um plano de tratamento, que deve incluir alongamentos musculares, perda de peso, se for o caso e fortalecimento da musculatura. O tratamento cirúrgico só é proposto quando a fisioterapia não obtém resultados satisfatórios. Durante esse período recomendo que vc não realize nenhuma atividade física que não seja recomendada pelo seu médico e/ou fisioterapeuta.

Lúcia disse...

Olá Leonardo! Parabéns pelo blog e obrigada pela sua atenção.
Senti dores atrás do joelho esquerdo faz um mes e meio e notei um pouco de inchaço. As dores não foram muito fortes, só usei medicamentos de uso tópico. Fui ao médico angiologista achando que tinha a ver com varizes que tenho poucas. Fiz exames e deu cisto de Baker. O local já está menos inchado e as dores de moderadas a fracas. Faço Pilates minha dúvida é se devo continuar fazendo até consultar um médico? Há alguma contra indicação? e hidroginástica?
obrigada.
Lúcia

Leonardo Sapucaia disse...

Obrigado Lúcia. A presença do cisto só causa problema se estiver provocando dor. Ele pode permanecer durante muito tempo sem sintomas. O Pilates não é contra-indicado, porém seu fisioterapeuta precisa saber q vc tem o cisto para intensificar os alongamentos. Espero poder ter ajudado e me encontro à disposição.

MISSÕES - Meu alvo!! disse...

Olá Leonardo, tudo bem?
Tenho um problema antigo com dor no joelho direito, mas em novembro de 2010 agravou e fiz uma RM que acusou um cisto na fossa poplítea medindo 7,0 cm, Cartilagem patelar afilada indicando condropatia moderada e alterações na intensidade de sinal de porção súpero-lateral de gordura infra-patelar. Na ocasião, o médico focou em cirurgia, mas eu estava para viajar ele pediu fisioterapia e a dor passou. Agora estou na África e sinto dores constantes nesse mesmo joelho e temo por não saber tratar aqui (não há recursos para isso). Você pode me esclarecer esses detalhes do exame e me orientar o que devo fazer?
Fico no aguardo,
Rosana

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Rosana.

O cisto que vc apresenta só representa problemas qdo está dolorido.
No seu caso a cirurgia era mesmo indicada, porém com a fisioterapia vc conseguiu reverter os sintomas, mas, como vc está vendo agora,
não resolveu o problema. Na situação em que vc se encontra, ou vc opera, ou faz fisioterapia, ou vai ficar à base de medicamentos para dor.
Sugiro, então q vc procure atendimento médico aí na África e tão logo seja possível proceder o tratamento adequado.

Espero poder ter ajudado e obrigado pela visita ao blog.

Marcelo Nunes disse...

Leonardo boa tarde, a uns 03 anos atraz fiz uma cirurgia de LCA e apareceu um pequeno cisto na proximo a cicatriz,não quero recorrer a cirurgia, estou tratando com bolsa de gelo e massageando o local com pomada antiflamatoia.Queria saber qual o melhor tratamento com bolsa quente ou Gelado e se possar jogar bola,com esse cisto de baker, não sinto dores é apenas preocupação com esse cisto. Obrigado

Leonardo Sapucaia disse...

A simples presença do cisto não significa um problema, apenas se o cisto começar a incomodar e doer. Por enquanto vc pode continuar a fazer atividade física e realizar o tratamento fisioterapeutico que o profissional indicar. Mas vc precisa fazer uma avaliação com um profissional. Obrigado.

Jorge Portugal disse...

Boa noite
Minha mãe (69 anos) passou o dia no hospital onde foi diagnosticado um cisto de Baker. Foi prescrito "Cloridrato de tramadol/Paracetamol", que ela já tomou mas continua com dores horriveis e não consegue andar. Quando posso esperar melhoras ou qiuando devo pedir uma segunda opinião? Caso exista uma regressão dos sintomas como podemos prevenir que volte o quisto, dada a idade da pessoa? Muito obrigado desde Portugal!!

Leonardo Sapucaia disse...

As medicações que sua mãe está tomando são para dor. É preciso esperar que eles façam efeito. O cisto de Baker pode ser tratado de maneira convencional ou cirúrgica. O primeiro consiste em tratamento fisioterápico, enquanto o segundo deve ser indicado e realizado a critério médico. Geralmente, em ambos os casos a recuperação é completa e não deixa sequelas.
Obrigado pela participação e espero poder ter esclarecido suas dúvidas. Continuo à disposição.

Leonardo Sapucaia disse...

As medicações que sua mãe está tomando são para dor. É preciso esperar que eles façam efeito. O cisto de Baker pode ser tratado de maneira convencional ou cirúrgica. O primeiro consiste em tratamento fisioterápico, enquanto o segundo deve ser indicado e realizado a critério médico. Geralmente, em ambos os casos a recuperação é completa e não deixa sequelas.
Obrigado pela participação e espero poder ter esclarecido suas dúvidas. Continuo à disposição.

Professor Fábio Tuze disse...

Olá Leonardo. Estou com minha perna inchada, houve o rompimento do cisto. Fui orientado a ficar com as pernas pra cima. O que posso fazer para ajudar no processo de desinchaço dela? Devo tomar anti-inflamatório ou só o repouso por si só basta?

Fábio Carvalho

Leonardo Sapucaia disse...

Se o rompimento aconteceu há, pelo menos 48h coloque gelo, eleve as pernas, faça uma compressão média no local com atadura elástica e repouso. Se já passaram as 48h repita o mesmo procedimento, mas não coloque mais o gelo. Procure imediatamente o ortopedista, pois só ele poderá dizer qual medicação você poderá tomar.
Obrigado pela participação.

Ana Elisa disse...

Muito bom, mais tenho uma duvida...Meu sobrinho têm apenas 6 anos e está com um cisto de Backer...A melhor opção é cirurgia ?? O sisto em uma semana já teve um crecimento significativo.

Leonardo Sapucaia disse...

Nessa idade, muitas vezes, o cisto é confundido com um edema na bainha dos tendões, a chamada tenossinovite, cuja resolução, na maioria dos casos, é espontânea. Não me parece ser necessária a intervenção cirúrgica, porém esta indicação constitui ato médico, e só ele pode sugerir. Agradeço a visita e, desde já, me coloco à disposição.

Scarlet disse...

Olá, Leonardo. Parabéns pelo trabalho e disposição em orientar quem precisa. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Tenho 40 anos, sou hipertensa (tomo medicamento para controlar a pressão), faço exercícios aeróbicos regularmente (esteira e elíptico) e eliminei 22 kg. Há cerca de 1 mês comecei a sentir dores atrás do joelho direito. Hoje fui ao ortopedista, que diagnosticou Cisto de Baker. Já que os exercícios físicos são muito importantes para o controle da hipertensão e manutenção do peso, gostaria de saber se posso continuar fazendo caminhadas e subindo escadas, mesmo com a presença do cisto. As dores diminuíram bastante, manifestando-se somente quando eu flexiono o joelho. Grata pela atenção.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Scarlet. A presença do cisto só impede a realização de exercícios se houver dor. Como no seu caso vc sentiu dor, eu sugiro que vc procure um fisioterapeuta para tratar do cisto, e com isso não ter que parar a sua atividade física. Em alguns casos a resolução dos sintomas pode ser espontânea.
Obrigado pela participação.

Eunice Lima disse...

Boa noite, Leonardo.
Gostaria de tirar uma dúvida com voce. Fui diagnosticada como tendo um Cisto de Baker que se rompeu. Minha perna fica e meu pé ficam bem inchados com o passar do dia, principalmente porque fico muito tempo sentada. Comecei a fazer fisioterapia (farei 10 sessões) e tomei uma caixa de Celebra para eliminar a inflamação. Como meu pé fica muito inchado e dolorido (quase não consigo movimentar os dedos), fico preocupada se o tratamento está correto. Voce pode me orientar? Obrigada Eunice Perin Lima

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite. Como seu tratamento está no começo vc deve tomar a medicação de acordo com a orientação do seu médico. Vc deverá ser reavaliada após as dez sessões de fisio, até lá temos que esperar. Uma coisa que pode lhe ajudar enquanto isso é evitar permanecer na mesma posição por longos períodos. A cada hora de trabalho procure fazer uma pausa, levantar, caminhar um pouco e se alongar. Seu fisioterapeuta pode te ajudar com os procedimentos. Boa recuperação e estamos às ordens.

Anônimo disse...

Boa tarde
Encontrei seu blog e achei maravilhoso. Fui operada ha 22 dias de um cisto sinovial na face interna do joelho esquerdo que me causava dor.
Estou no inicio da fisioterapia (massagem, tenz, gelo) e notei melhora na fibrose.
Qual o tempo para voltar os exercicios fisicos? Ha algum contra-indicado? Quanto tempo de fisioterapia? Agradeço a atençao.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa tarde e obrigado. O tempo de recuperação varia de acordo com o indivíduo, mas em geral com 3 meses de cirurgia vc já começa os exercícios de fortalecimento muscular em academia. Por enquanto paciência.

Anônimo disse...

Ola Leonardo,
Antes dos 3 meses, posso fazer hidroginastica, caminhada, Pilates? Vou poder praticar corrida? O indice de recidiva é alto?
Obrigada.

Nívea disse...

Dr. Leonardo,
Meu filho de 12 anos está com cisto de Beker e eu estou muito preocupada.
Já fiz radiografia que confirmou, vc acha que deveria fazer exames complementares e ele deve fazer fisioterapia. Me dê uma luz por favor.
Obrigada!
Nívea Farias

Maria Tereza disse...

Dr.Leonardo estou fazendo Pilates. Acontece que eu tenho cisto de baker nos dois joelhos, e depois de um alongamento e exercícios de flexão de joelhos fiquei com o joelho direito inchado e sem conseguir flexioná-lo normalmente e daí fui ao médico e ele passou-me antiinflamatório e repouso. Pergunto: Posso eu continuar a fazer Pilates após recuperação? Aguardo resposta.

Leonardo Sapucaia disse...

Você pode continuar, desde que observe os seguintes cuidados: evitar exercícios de fortalecimento dos músculos posteriores da coxa, como agachamento. Os alongamentos estão liberados, dentro do seu limite de tolerância. Obrigado e esteja à vontade para postar no blog.

Anne disse...

olá Leonardo gostaria de saber uma sugestão para o tratamento fisioterapêutico do cisto de Baker???
boa noite

Leonardo Sapucaia disse...

O tratamento fisioterápico para o cisto consiste em alongamentos da musculatura da região posterior da coxa, analgesia (se necessário), fortalecimento muscular e antiinflamatórios, caso tenham sido receitados pelo médico. Obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde Leonardo,
Tenho 41 anos, e fiz uma ressonancia magnetica e foi diagnosticado um cisto de 8 cm em meu joelho> Estou muito preocupada, será que vou ter que passar por uma cirurgia?
Agradeço a atenção.

Cida

Leonardo Sapucaia disse...

Antes da cirurgia vc vai ser submetida ao tratamento conservador, que consiste em fisioterapia, fortalecimento muscular e o uso de medicação. Se este tratamento não surtir efeito, o próximo passo será a cirurgia.

Lúcia disse...

Olá Leonardo! Já lhe consultei quando da descoberta do cisto no meu joelho em 07/2011.Até janeiro consegui conviver bem com ele.estive hospedada em um hotem que par tudo tinh que subir ou descer 2 laances de escadas e de lá pra cá até andar no shopping, ele me perturba. Dói, incha um pouco e várias vezes estou tendo que recorrer a antinflamatórios. Queria saber se o uso de gelo ou calor ajuda? Andar de tenis mesmo no shopping pode melhorar ou não tem a ver?
Obrigada
Lúcia

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Lúcia. Obrigado por retornar ao blog. Devido a sobrecarga que vc submeteu a musculatura nesses últimos dias ocorreu uma agudização do quadro, ou seja, o cisto voltou a inflamar e apareceram outros sintomas relacionados ao fato, como o inchaço. Acho que está mais do que na hora de vc procurar ajuda profissional, com um fisioterapeuta de sua confiança, e tratar definitivamente o cisto. Lembrando: não faça uso de medicação sem orientação médica e o gelo pode ser usado, sim. Obrigado.

cléo disse...

Dr.Leonardo bom dia torci meu joelho jogando futsal tem 90 dias ai doe muito fui ao medico e ele fez uma utra som e costatou um cisto no joelho 3,5cm disse que cirurgia seria em ultimo caso as vezes vai ter que drena é meu joelho esquerdo queria muito voltar a joga mais nao consigo e tenho medo nao sinto firmeza no joelho desde ja obrigada me ajude

Leonardo Sapucaia disse...

Como seu médico lhe falou, a cirurgia é o último caso, após falha do tratamento conservador. Sugiro que vc procure um fisioterapeuta de sua confiança e comece a fisioterapia o mais rápido possível. Este medo que vc sente é comum e com o tratamento ele desaparece. Obrigado.

Luiz Augusto disse...

Ola Dr.. Achei interessante esse seu blog. descobri que tenho esse cisto de baker apos uma ressonancia que tambem encontrou lesao meniscal, uma por lesao e outra por desgaste natural. passei por duas artroscopias em menos de 6 meses para correção, logo apos fazendo fisioterapia e musculação para fortalecimento. apos alguns exercicios como futebol, senti novamente dores no joelho e sinto liquido sinovial e o tal cisto incomodar a parte posterior do joelho. Como devo proceder? Gelo ajuda bastante mas logo voltam as dores.

Leonardo Sapucaia disse...

Após uma artroscopia corretiva, como foi a sua, é recomendável uma recuperação de, pelo menos, seis meses antes do retorno às atividades físicas recreativas. Acho que no seu caso não houve esse tempo de recuperação e vc acabou apresentando novamente os sintomas. Sugiro que vc continue com a fisioterapia e retorne gradativamente às atividades. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Leonardo. Gostei muito dos esclarecimentos!!!
Tenho uma rotura de corno posterior do menisco medial e sinais de perimeniscite associada, moderado derrame articular e cisto de baker no joelho esquerdo. O joelho incha e sinto fortes dores quando fico muito tempo em pé. Comecei fisioterapia e estou fazendo tens e alongamento. Gostaria de saber se o fortalecimento no meu caso é indicado já que tenho a rotura do menisco, ou se tem algum exercício em específico que preciso evitar, porque faço academia e tenho evitado fazer os exercícios para as pernas. Muito obrigada!

Leonardo Sapucaia disse...

Vc deve continuar com a fisioterapia e, por enquanto, evite fazer musculação até que esteja completamente sem dores e devidamente liberado pelo seu fisioterapeuta.
Obrigado.

Goldin disse...

Drº Leonardo, estou com cisto de baker desde dezembro de 2011, tratei na época com anti-flamatorio gelo e repouso...voltei a trabalhar e o joelho inchou novamente, comecei a fisioterapia e estou na sexta sessão que é infra vermelho (15 minutos), ultra som (3 minutos) bicicleta ( que eu nao concordo pois tem derrame ainda no joelho e extensão da perna...a fisioterapeuta disse que se eu não repousar de nada vai adiantar...eu lhe pergunto, preciso realmente repousar? se sim, por quanto tempo? esse esquema na fisioterapia é correto? estou colocando gelo em casa, a fisioterapeuta disse q não adianta, porém sinto uma melhora com o gelo!

obrigado e parabéns pelo blog

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia Goldin. Existem diversos protocolos de tratamento para o Cisto de Baker; sua fisioterapeuta escolheu um deles. O repouso é importante em todo processo de reabilitação e se vc se sente bem usando gelo não vejo motivo para não usá-lo. Sugiro que vc converse com sua fisioterapeuta a fim dela esclarecer os objetivos do seu tratamento. Muito obrigado e espero ter ajudado.

Goldin disse...

Drº Leonardo,

Conversei com ela hoje e retirou os exercícios...ela não me passa muita firmeza no que fala. Você poderia me esclarecer se o gelo realmente ajuda a diminuir o liquido existente no joelho? vou tentar trabalhar meio período e repousar o restante, pois fui na 7º sessão da fiosioterapia dentro do esquema que havia lhe dito e a quantidade de liquido é praticamente o mesmo, melhorou um pouco por ser final de semana e eu ficar em casa repousando...

Obrigado pela ajuda e gostaria de sugestões de tratamento

MCChristo disse...

Dr. Leonardo
Sentia muitas dores atrás do joelho direito, fiz uma RM que acusou um cisto de Baker de 5cm, neste meio tempo ele estourou senti muita dor na hora, mas tomando anti inflamatório , fazendo repouso e colocando gel a dor está melhorando. Quando poderei começar a fazer fisioterapia? Fazem 5 dias do episódio.Agradeço a gentileza da sua atenção.Maria Celia Christo

Leonardo Sapucaia disse...

Na verdade vc já deveria ter começado a fisioterapia assim que descobriu o cisto. Agora que o cisto está roto vc deve evitar trabalhos físicos, mas a fisioterapia tem outros recursos que podem ajudar sua reabilitação. Aconselho procurar um profissional de sua confiança e começar logo.

Anônimo disse...

Dr° Leonardo;
Minha filha de 10 anos é portadora de Artrite Reumatoide Juvenil descobrimos quando ela tinha 2 anos.
No momento,suspeita-se,que ela está com um cisto de Baker, localizado na parte superior do joelho direito, ou seja, acima do joelho e não na parte posterior, foi pedido um exame de ultrassom para que o médico reumatologista confirme o diagnóstico. Gostaria de saber se nesta região também é comum ou se dificulta ainda mais o tratamento.
Atenciosamente;Erika.

Leonardo Sapucaia disse...

Eu nunca ouvi falar, nem encontrei registro no material que eu possuo, sobre cisto de Baker na região superior do joelho. O cisto poplíteo ou cisto de Backer consiste em um aumento de volume na fossa poplítea (região posterior do joelho) produzindo dor local ou na panturrilha. A causa exata do cisto de Baker ainda é desconhecida. Entretanto, o cisto pode ocorrer quando a produção de fluido está aumentada, como no caso de artrite reumatóide. Sua filha está com um cisto, mas não é o de Baker.

Anônimo disse...

Olá doutor,tenho o cisto de baker no joelho esquerso, gostaria de saber se posso fazer musculação, caso nao seja indicado, qual seria a atividade fisica que poderia ser praticada sem problemas?

desde já grata

Leonardo Sapucaia disse...

A presença do cisto não impede a realização de atividade física, a menos que esteja provocando dor. Você pode começar os exercícios e observar o comportamento do cisto. Só não esqueça de alongar muito bem os músculos posteriores da coxa. Obrigado.

Jéssica disse...

Leonardo
Ha 7 meses fiz uma artroscopia no joelho esquerdo, e agora comecei a sentir dores no lado de tras do mesmo joelho alem do inchaço e foi detectado um cisto. Minha profissão exige muita atividade fisica, diante disso gostaria de saber se posso trata-lo com fisioterapia sem ter que me submeter a uma nova cirurgia.
Obrigada.

Mayara Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayara Paiva disse...

Olá, Leonardo!

Faz 2 anos que constatei que tenho um cisto de baker no joelho esquerdo, e como ele encomoda bastante eu acabo forçando o joelho direito ao andar, daí estou sentindo dores no joelho direito. É possível ter cisto de baker nos dois joelhos?

Grata.

Mayara

Leonardo Sapucaia disse...

O Cisto de Baker deve ser tratado, primariamente com fisioterapia. Se o tratamento for bem executado é possível obter a reabilitação total. Nada impede de ter o cisto nos dois joelhos e se sua profissão exige de você um esforço maior, sugiro iniciar a fisioterapia imediatamente e informar este fato ao profissional que vai te acompanhar. Obrigado.

Mary Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary Silveira disse...

Boa tarde Leonardo! Sou de Curitiba/PR. Seus esclarecimentos foram muito úteis! Tenho 52 anos, fiz RM e no joelho D tenho cisto poplíteo roto, moderado derrame articular, rotura de corno post do menisco medial e perimeniscite associada. O joelho e parte inferior da perna incham melhorando com repouso. Faço drenagem linfática e vou começar fisioterapia. Agora estou em férias, penso em fazer hidroginástica, gostaria de sua opinião. Grata pela ajuda.

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Mary. De acordo com o quadro que vc me apresentou acho que vc deveria começar a pensar em fazer a cirurgia. Logo após vc faz a fisioterapia e fica completamente recuperada e poderá voltar a realizar suas atividades com mais independência. Obrigado e estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Dr. Eu tenho um cisto, cheguei a ter o quadriceps atrofiado em uma crise q ateh hj n foi 100% esclarecida; fiz reabilitação por mais de 6 meses com fisioterapia e pilates. Sou praticante de caratê e dança do ventre, nos treinos meu joelho sempre dói, por isso dei um tempo c o caratê, mas na dança nunca senti nenhum incomodo (e a dança é toda na ponta dos pés). Comecei ergonometria essa semana pq kero emagrecer, e hj estou c dores de panturrilha. Tenho feito eteira bicicleta e simulador......serah q não poderei fazer academia?
Obrigada
Francine

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite. Eu não sei qtos kg vc tem, mas o sobrepeso favorece o aparecimento de dores. Se vc está pensando em perder peso, a dança pode ser uma aliada, já que não lhe incomoda. A fisioterapia vai ser uma aliada nesse processo e vc poderá ser acompanhada durante o processo de emagrecimento. Na academia eu sugiro que, inicialmente, vc escolha os exercícios aeróbicos e depois os de fortalecimento muscular. Obrigado.

David Lourenço disse...

Olá Leonardo, meu nome é David. Eu sofri uma lesão no joelho esquerdo, jogando futebol, um amigo acertou uma joelhada no meu joelho esquerdo na parte posteriror e dai sofri um derrame articular no mesmo. Porém ja fui em alguns ortopedistas e fui informado que não seria necessário cirurgia pois já bati ultra som e só deu o derrame mesmo, porém fui encaminhado para fisioterapia e nada, ja estpu com essa lesão vai fazer um ano agora em AGOSTO e ainda não me recuperei totalmente, ainda sinto dor, e pelo fato de eu forçar mais a perna direita, o meu joelho direito também apresenta uma pequena quantidade de liquido derrame, o que devo fazer meu amigo estou desesperado... Agora ru estou fazendo ficioterapia em um local que eu sinto que esta melhorando são 10 sessões, já estou na 6 porém estou sentindo um pouco de melhora. Teria algun remédio bom para eu tomar de uso oral para melhorar mais rápido????????

me ajude amigo estou louco tenho 22 anos e estou passando mal querendo jogar um futebol navamente e também para de sentir essa dorzinha chata......

Anônimo disse...

Olá dr.,eu tenho cisto de baker e faço academia nao doi, mas atras do meu joelho fica inchado,eu posso continuar malhando?

Grata!!

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia. Mesmo sem provocar dor, o cisto está gerando um edema. Antes de retornar às atividades físicas, sugiro que vc procure orientação médica ou fisioterapeuta de confiança, para tratar do cisto. Obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Leonardo. Meu nome é Tiane e tenho um cisto de baker medindo 4,5+2,1+4,2 cm (21 ml). minha perna doi muito e gostaria de saber se preciso operar ja que ja fiz 20 sessões de fisioterapia e ele aumenta a cada dia.

Amanda disse...

Oi Leonardo, meu Nome é amanda e eu descobri que estou com o cisto de baker, meu médico me pediu um exame pra saber como que o cisto tá e nao me passou medicamento, mas gostaria de saber se eu posso fazer algum tipo de atividade como academia (musculação) pois tenho 22 anos e não pratico nenhum tipo de atividade,e vou demorar p voltar ao médico pois onde eu moro é dificil coonseguir consulta mas tenho medo de piorar, pois as bolinhas atrás tão bem visivéis, e queria saber se tem alguma coisa que eu possa fazer em casa para que isso desapareça, estou com medo de pior adorei seu blog

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Amanda. Até que os exames sejam concluídos sugiro que vc não faça atividade física para não piorar o quadro. Ele não te passou remédio pq vc não está sentindo dor. Para não ficar parada vc pode fazer alongamento, principalmente da parte posterior da coxa e uma caminhada leve. Após o alongamento coloque gelo na região do cisto por 20 min. Tenha paciência que o cisto não costuma complicar e adiante os exames o máximo que puder. Obrigado.

Ana disse...

bom dia, meu nome é Ana paula, e descobri que tenho um cisto de baker medindo 5 cm no eixo cranio caldal no joelho esquerdo, preciso que vc me ajude pois não sei o que fazer... tenho medo de cirurgia, agulha..
mas sinto muitas dores, o meu joelho estrala quando ando, não consigo ficar de salto alto! por que doi muito... por favor me diga o que fazer... agradeço desde ja!

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Ana. Primeiro vc precisa manter a calma, pois o cisto não é nenhum bicho que vai comer seu joelho. Ele pode ser tratado com alongamento, fortalecimento muscular e medicação. Agora vc deve procurar um fisioterapeuta de sua confiança ou recomendado pelo seu médico e de posse dos exames ele vai lhe avaliar e sugerir o melhor tratamento. Estou à disposição. Boa sorte.

Vida disse...

boa noite! bom gostaria de uma opinião. a 5 meses eu parei de fumar depois de 20 anos fumando muito, então decidi mudar meus habitos e praticar musculação, que hoje é minha paixão, mas de 3 meses para cá passei a sentir umas dores chatinhas atras da perna, fui a um vascular fiz exames e nada, fui ao ortopedista e ele me pediu uma ressonância do joelho; fiz a dita, resultado: CISTO DE BAKER MEDINDO CERCA DE 2,5 X 0,8,SITUADO NA FOSSA POPLÍTEA PÓSTERO-MEDIALMENTE.
DERRAME ARTICULAR MINIMO.
gostaria de saber se terei que fazer alguma intervenção cirúrgica ou se posso fazer o tratamento com medicamentos. obrigada!

tiane disse...

ola Dr. Leonardo gostaria que respondesse a minha duvida que postei no dia 6 de setembro as 16:10 . meu nome é Tiane.desde ja eu te agradeço.

Leonardo Sapucaia disse...

RESPOSTA PARA TIANE: A cirurgia é um dos tratamentos para o cisto. Ela só é sugerida depois que houve falência do tratamento conservador com fisioterapia. Sugiro que você seja acompanhada por um especialista, pois o tratamento do cisto, as vezes, requer uma abordagem específica e nem todos os fisios têm essa habilidade. Desculpe a demora e desde já agradeço.

Sandely Pereira disse...

Boa tarde Leonardo. Acabei de pegar o resultado da ressonância do joelho e o resultado foi: Moderado volumoso derrame articular, Cisto de Baker com sinais de ruptura parcial, edema, infiltrações líquida em partes moles adjacentes aos tendões d pata anserina.Reacional? Discreta condropatia patelar. Vc disse que não é nada grave, mas e se ouve rompimento?

Leonardo Sapucaia disse...

O rompimento do cisto significa que o tratamento, se foi realizado, não surtiu efeito. A avaliação sobre as próximas etapas da reabilitação ficam à cargo do profissional que lhe assiste, mas não fique preocupada, pois, mesmo que demore um pouco a reabilitação costuma ser competa.

Anônimo disse...

Olá!Boa tarde!!Gostaria de saber mais sobre cisto de baker, pois creio que tenho todos os sintomas, pois sinto muitas dores na parte posterior do joelho direito, as vezes não consigo nem pisar direito e as vezes fico sem firmeza no joelho a ponto de não conseguir pisar com a perna direita,o que posso fazerr?

Anônimo disse...

Olá Leonardo. Me chamo Andréa. Meu sogro já realizou uma cirurgia anos atrás para retirada do cisto de Baker. Há alguns dias iniciou com dor intensa na panturrilha e atrás do joelho e edema na perna. Fez um USG que constatou Cisto de Baker roto, dissecando entre a fáscia do compart.posterior superficial e o ventre muscular do gastrocnêmio medial. E agora? O que ele precisa fazer? Qual o tto??

Liciana disse...

Olá! Comecei com inchaços no meu joelho direito e sempre tive problema nos tendoes. Em outubro do nada meu pé ficou inchado, mas bem inchado. Fico muito tempo sentada. Fiz um ultrassom das duas pernas para ver possiveis problemas de circulação e exames de de sangue e urina para possiveis problemas nos rins. Não acusou nada, nem rins e nem cirulação. Um dia apos o pé muito inchado, senti uma forte dor na panturrilha, parecia que rasgava tudo do joelho para baixo e procurei novamente um médico, pois antes inchava durante o dia e de manha estva sem inchaço, tanto joelho, coxa, panturrilha e pé. O médico disse que eu tinha um cisto e que provavelmente, pelo liquido que tinha nos pés e pela dor sentida, ele havia estourado. Me falou que após 10 dias ele não incharia mais. Só ue fazem 9 dias, o joelho incha, a panturrilha tbm e o pé nem se fala. Ele apenas me deu um antiinflamatorio "Flogene", e disse que era para evitar caminhadas. Minha dúvida é, demora mais que 10 dias para parar o inchaço, é normal continuar inchando, devo fazer fisio, já estou ficando agoniada com a situação e não sei mais se adianta procurar um novo médico, já que passei por dois.

Desde já agradeço a atenção

Leonardo Sapucaia disse...

O que vc apresentou foi um cisto de baker roto. Ele provavelmente está comprimindo alguma veia da perna, dificultando o retorno venoso. A drenagem linfática pode ajudar a reduzir esse edema e o ortopedista é o profissional que pode lhe orientar com relação ao tratamento cirúrgico, ou não.

Josiane disse...

Boa tarde, tenho cisto de baker e hoje ele esta doendo demais, não estou conseguindo colocar o pé no chão, pois a dor e muito grande. gostaria de saber se há alguma forma de aliviar essa dor. trabalho sentada o dia inteiro. muito obrigada

Leonardo Sapucaia disse...

Sugiro que vc procure o mais rápido possível um ortopedista, pois vc pode estar com o cisto roto. Até lá pode colocar uma bolsa de gelo no local da dor, por 20 min. até 3X ao dia.

Josiane disse...

Muito obrigada por responder, as compressas de gelo estão realmente aliviando a dor.

Verônica disse...

Muito bom o trabalho que realiza nesse blog, parabéns!

Gostaria de sua opinião acerca do meu caso. Há 3 anos que sinto incomodo e dor no joelho e descobri há uns 3 meses que tenho cisto de baker e um corpo livre de 0,5cm não descoberto. Desde então faço fisioterapia, já fiz tens, ultrason, terapia e microondas. Porem a dor continua, as vezes em menos grau durante o tratamento, mas quando encerro o número de fisioterapias passadas pelo médico, a dor retorna. Estou fazendo RPG e sinto um alívio por certo tempo. Esse processo ajuda? Minha pegunta é se devo procurar outro ortopedista ou fisioterapeuta. No caso os atuais me proibiram atividade física (exceto hidroginastica) e me dão muito pedido de fisioterapia. Queria saber também se tenho cura, se um dia poderei fazer ginastica e dança normalmente. OBS: Não sou atleta nem praticava atividade fisica moderada.

dryka disse...

Olá Leonardo, minha irmã está com este cisto de beker porem ele se rompeu, ela está fazendo tratamento com remédios mas não está adiantando, o que vc sugere? quanto tempo leva pra se curar com rompimento? Quais os tratamentos usados neste caso? Como se descobre a causa inicial deste problema?
Desde já agradeço pela atenção.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite. O Cisto de Baker quando rompe há duas formas de tratamento. A primeira é chamada conservador: é o que sua irmã está fazendo. (fisioterapia e medicamento). A segunda é o tratamento cirúrgico: é usada quando o conservador falha. Agora temos que esperar para ver a evolução de sua irmã, para depois sugerirmos outra opção. Obrigado.

Anônimo disse...

Oi Leonardo,meu nome é Monica ,tenho 47 anos e gostaria que me respondesse o q é artropatia degnerativa,predominando no compartimento femorotibial,extrosão e rotura do corno do menisco associada a perimeniscite e rotura parcial proximal do ligamento colateral medial.Desde ja agradeço a sua atenção e desejo muito sucesso na sua vida. :)

Leonardo Sapucaia disse...

Esse resultado de exame sugere uma artrose difusa no joelho com lesão do menisco, que é uma cartilagem, e do ligamento da parte interna do joelho. Para maiores informações precisaria ver as imagens. Obrigado.

Anônimo disse...

Eu que agradeço pelo esclarecimento.Parabéns pelo blog e pela atitude de nos ajudar.Que DEUS te abençoe muito.Sucesso!!!!!Monica.

Leonardo Sapucaia disse...

Obrigado pela participação e pelos questionamentos. Graças a vocês temos a oportunidade de esclarecer dúvidas e contribuir para o progresso das ciências.

Anônimo disse...

Olá Leonardo, meu nome é Margarida e tenho 40 anos. Fui diagnosticada com cisto de Baker com o tamanho de 0,7cm. Gostaria de saber qual o tratamento mais indicado para mim. Agradeço desde já. =)

Leonardo Sapucaia disse...

O tratamento vai depender dos sintomas apresentados e do nível de atividade do paciente. Pode variar desde apenas repouso e gelo, passando por alongamentos, exercícios e antiinflamatórios até cirurgia. Obrigado.

João Kleiton disse...

olá Leonardo. Gostaria de pedir sua ajuda para identificar um problema no meu joelho. Tenho esse caroço faz uns 3 anos, surgiu do nada, uma bolinha rigida que se movimenta quando pressionada, doi de vez enquando (mais no frio), quando faço agachamento na academia e quando ando de bicicleta. Fui no médico, fiz uns raio-x e não detectaram o que era, mas suspeito que seja um cisto. poderia me ajudar?

http://postimage.org/image/gou6r7erp/full/

é a area com a seta

Leonardo Sapucaia disse...

Muito provavelmente não é Cisto de Baker, devido à localização. O cisto de Baker localiza-se na região posterior do joelho. Obrigado.

pedro disse...

OI LEONARDO, MEU MARIDO FEZ UMA ARTROSCOPIA TOTAL DO QUADRIL DIREITO EM JULHO DE 2012, E A UNS DOIS MESES ELE VEM SE QUEIXANDO DE DORES NA PARTE POSTERIOR DO JOELHO DIREITO E ONDE SURGIU UM CAROÇO, ELE FEZ UMA RESSONÂNCIA E ACABEI DE LER O LAUDO E É CISTO DE BAKER, GOSTARIA DE SABER SE SÓ FISIOTERAPIA RESOLVE. ELE É MESTRE DE CAPOEIRA E TRABALHA DANDO AULAS. OBRIGADO, SIMONE.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite. A maioria dos casos é tratada com fisioterapia e medicação. Se o cisto não dói ele pode iniciar o tratamento e evitar o agravamento do quadro. Sugiro procurar um fisioterapeuta e levar os resultados dos exames. Obrigado.

Edmílson Martins disse...

Dr. Leonardo, boa noite. Seus comentários são muito esclarecedores. obrigado, Fui ao ortopedista, que me pediu uma tomografia do joelho esquerdo. Acusou um cisto de baker, medindo
3,8cm. Não sinto dor na parte posterior do joelho, nem da perna. Quando ando sinto um pequeno incômodo na parte frontal do joelho. Creio que não seja por causa do cisto, pois a mesma coisa sinto no joelho direito, que não tem cisto.O ortopedista já me encaminhou a um cirurgião para avaliação. Se ele sugerir cirurgia, devo aceitá-la, antes de outros tratamentos?
Abraços , Edmílson

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Edmílson. Vamos às explicações. Um cisto medindo 3,8cm não é pequeno e pode, sim, provocar dor em outra região do joelho, onde ele não esteja localizado. Essa dor que você relata pode, também, não ter nada a ver com o cisto, como você mesmo suspeita. A indicação da cirurgia é recomendada quando o tratamento com fisioterapia não tem efeito. Minha sugestão é que você procure um fisioterapeuta e tente a reabilitação. Se o quadro não melhorar o jeito vai ser operar. Obrigado pela participação. Estou à disposição.

Al!n!nh@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Sabino disse...

Achei ótimo seu artigo. Se encaixa bem no meu quadro clinico, porem tenho uma duvida: já fui a dois médicos, e já esta claro o cisto, porem os médicos dizem que é simples, e que a dor passara, e o cisto se acomodara com a pratica de atividades físicas, pois meus músculo estão fracos, mas eu era desportista desde os 9 anos parei por conta da dor do cisto, e tenho minhas duvida quanto a isso, e queria saber faço atividades, procuro outro medico, ou faço reabilitação/fisioterapia? Tirar pode ser a melhor solução ou conviver com ele seria melhor? Agradeço desde ja. Abraços. E sucesso.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa tarde, Aninha. Como vc já foi em dois médicos e ambos não sugeriram a cirurgia, acredito que este não deva ser, de fato, a melhor solução para seu problema. Sugiro que vc procure um fisioterapeuta de sua confiança e que esteja acostumado a tratar atletas, pois ele vai fazer um plano de tratamento ara vc de acordo com o nível de sua atividade e com a sua modalidade esportiva. Estou à disposição. Mande notícias e boa sorte.

Tais Conceição disse...

Olá, eu tenho 21 anos e descobri que estou com Cisto de Baker, ao fazer US do joelho. Sinto muitas dores na perna quando fico por muito tempo em pé. Queria saber se eu não poderia mais fazer atividade física, como corrida, musculação etc.

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Tais. No momento não recomendo que você realize nenhuma atividade física, sem antes iniciar a reabilitação com fisioterapia. À medida que as dores forem diminuindo o profissional que te acompanhar poderá lhe orientar com relação às atividades que você deve fazer e com que intensidade. Obrigado.

Adriana Cortes disse...

Olá Leonardo, descobrir que estou com este cisto fiz algumas sessões de fisioterapia e as dores sumiram. Gostaria de saber se posso praticar a caminhada moderada apenas para movimentar o corpo e auxiliar na perda de peso. Obrigada!

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Adriana. Como você foi submetida ao tratamento e houve remissão dos sintomas, eu sugiro que pergunte ao profissional que lhe acompanhou qual atividade deve fazer e a intensidade. Os meus pacientes eu encaminho para o reforço muscular em academia antes de liberar atividade aeróbica. Obrigado.

Pedro Teixeira disse...

Boa noite Leonardo.
NO dia 2 de Junho, ao agachar-me o meu joelho direito deu um estalo tipo noz criando um edema. Desloquei-me ao médico e após essa consulta fiz uma ecografia e que teve como resultado "Rotura de um quisto de baker com hematoma intramuscular localizando-se entre o musculo solear e os gémeos com uma extensão de 6,5 cm de maior diâmetro. Porções meniscais avaliáveis integras".
Consultei um ortopedista que após um exame de Ressonância Magnética, fez-me uma cirurgia ao menisco. O que é real é que continuo com dor e edema e dor na cova do joelho. Será que alguma coisa correu mal?
O meu problema era menisco ou Quisto de baker? Agradecia que me respondesse a estas minhas dúvidas.

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Pedro. Nas lesões articulares em que o paciente relata ouvir estalos, geralmente há comprometimento de ligamentos. Mas se você fez exames e o médico não mencionou nada é porque não houve lesão nos ligamentos do joelho. A presença da dor indica que ainda há algo a ser investigado. Sugiro que procure uma outra opinião médica, munido de todos os exames e enquanto aguarda a conclusão inicie a reabilitação do joelho com fisioterapia. Obrigado pelo contato.

Dri Pifanes disse...

Boa tarde Leonardo. Parabéns pela atenção que oferece.
Estou determinada a começar a malhação, quero definição e melhor condicionamento. O ortopedista que fui solicitou: desenvolver musculatura dos membros inferiores, hipertrofia do "lasto"medial, alongamento cardio posterior.
Não passou fisioterapia. Sinto dores qdo realizo atividades, mas não quero parar de malhar.

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite. Ele deve ter solicitado hipertrofia do "vasto" lateral, que é um músculo da coxa; e alongamento da "cadeia" posterior, que são os músculos da região posterior da coxa. Pode ser feita em academia ou você pode procurar um fisioterapeuta, levando a solicitação do ortopedista. Estou à disposição. Obrigado.

Thiago Bl disse...

Bom dia, fiz uma ressonância do meu joelho esquerdo pois sinto dores que incomodam um bocado... ai na conclusão o médico colocou que existe um evidenciando discreto derrame articular e diminuto cisto baker... Estive lendo outras publicações do blog. Será que consigo tratar somente com anti inflamatório? Obrigado

Leonardo Sapucaia disse...

Com o anti-inflamatório você vai resolver o problema da dor, porém as lesões evidenciadas nos exames vão permanecer. Sugiro um tratamento com fisioterapia antes do retorno às atividades físicas. Obrigado.

Diogo disse...

Boa noite, acabo de ter uma ruptura do cisto de Baker ( 5 dias ), nos 3 primeiros dias as dores na panturrilha eram enormes, fiz exame e constatou um edema de aproximadamente 10cm, após iniciar a fisioterapia baseada em drenar esse edema começou a aliviar a dor. Tem um tempo preciso para poder voltar a jogar meu futebol normalmente ou depende de cada organismo e tbm caso eu volte antes de absorvição total do edema qual risco corro ?

Leonardo Sapucaia disse...

Nesse momento eu recomendo paciência até que o edema seja reabsorvido e possa ser feito outro exame para reavaliar a extensão da lesão. Caso vc retorne antes do tempo previsto estará correndo risco de atrapalhar sua recuperação, além de comprometer os músculos envolvidos podendo, até ser preciso fazer uma cirurgia, o que vai aumentar ainda mais seu tempo de recuperação. Obrigado.

GIL disse...

Olá Leonardo Sapucaia
Peguei meu resultado de Ressonãncia.
Magnética do Joelho esquerdo.
CONCLUSÃO:
Artropatia degenerativa femorotibial bicompartimental
.Condropatia patelar incipiente
rotura do menisco medial,com discreta perimeniscite.
Cisto poplíteo(Baker),alongado,sem roturas
Como mudei de estado,gostaria que me desse um parecer sobre meu estado,tenho 59 anos e pratico dança,danço há anops e senti uma dor ao fazer um alongamento de yoga...
O que me recomenda fazer ou usar?
Um abraço
Gil

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Gil. O resultado do seu exame está compatível com sua idade e com o seu nível de atividade física. Não é caso para cirurgia, uma vez que o cisto está sem roturas, mas deve ter uma atenção especial, principalmente com os alongamentos e o fortalecimento muscular. Sugiro o acompanhamento com um fisioterapeuta de sua confiança e no momento diminuir a intensidade das atividades. Obrigado.

Janaina Silmara disse...

Leonardo, estou grávida e faço tratamento com anticoagulantes devido a uma trombofilia, no entanto a alguns dias senti fortes dores na panturrilha, pensei ser uma trombose venosa profunda (pois a dor é bastante parecida)porém fui diagnosticada com um cisto de baker, e pelo que entendo ele "estourou", por isso sinto as dores, no meu caso em que não posso fazer procedimento como ressonância magnética e nem utilizar alguns medicamentos devido a gravidez, o que vc recomenda? Devo procurar um ortopedista? Porque geralmente eles me dizem que estão de mãos atadas quando a paciente está grávida!

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia. O seu caso trata-se de um cisto de Baker roto. O tratamento neste caso é cirúrgico, mas por conta da gravidez vc não poderá ser abordada cirurgicamente, nem usar antiinflamatórios. Sugiro que vc procure um fisioterapeuta de sua confiança, que poderá desenvolver um tratamento para vc com analgesia, para diminuição da dor, alongamentos e fortalecimento muscular leve. Uma boa gestação é o mais importante neste momento. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá,sentia dores no joelho esquerdo, fiz a ressonância e fui diagnosticada com Cisto de Baker. Mas nao fala a medida. Acho que é pequeno, pois, não dá p notar a olho nu. Faço fisioterapia, mas a dor e o incomodo ainda existe. Será que uso o metodo certo? Queria saber qual tipo de fisioterapia que tenho que fazer? E o que mais tem que ser feito p ele desaparecer?
Obrigada

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite. Como se trata de um cisto de pequenas dimensões e não está roto a fisioterapia é o tratamento de escolha. As dores incomodam, no início, mas tendem a desaparecer ao longo do tratamento. Alongamento, fortalecimento muscular e analgesia resolve o problema, na maioria dos casos. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá, Leonardo, tenho 22 anos e hÀ uns 5 meses fui diagnosticada com um cisto de baker mas nao sei a medida. O médico me recomendou fisioterapia, mas minhas sessões terminaram mas minha dor só aumenta e sinto minha perna dormente. Vejo um inchaço pequeno atrás do joelho. Mas ele dói tanto que parece que o cisto é enorme. Estou muito nervosa com essa dor... Nem gelo ta resolvendo... Será que tenho que fazer cirurgia? E por que pra mim a fisioterapia não resolveu?

Leonardo Sapucaia disse...

Se mesmo com a fisioterapia você sente dor intensa, acredito que a solução seja cirúrgica, contudo essa sugestão deve partir do médico que a acompanha e seguida da opinião do fisioterapeuta responsável pela sua reabilitação. Obrigado.

eddemarcus disse...

Olá Leonardo, boa noite!

Li todas as suas respostas sobre este assunto, verifiquei que em algumas situações existem semelhanças com o meu caso. Mas alguns detalhes específicos me diferem um pouco dos outros, então queria expor isso pra saber se pode me dar a sua orientação.

Há 6 anos atrás fiz uma cirurgia de artroscopia, devido a um diagnóstico de lesão no menisco. A cirurgia ocorreu bem e o pós-operatório também. Cumpri o período de fisioterapia corretamente e achei que o assunto estava resolvido.

Tenho 38 anos, pratico surf há 20, mas nos últimos 2 anos fui sendo obrigado a reduzir minha frequência no esporte (o que me entristece) pela dificuldade que estou tendo em praticá-lo devido à falta de estabilidade e limitação de movimentos que venho percebendo. Já notei também que sempre após uma sessão de surf, ou de ficar muito tempo em pé, os dias seguintes se sucedem com muitas dores, crepitações, estalos na patela e inchaços na região do joelho, dificuldade de fazer alguns movimentos simples como sair do carro, ou levantar da cadeira ou sofá. Isso sem falar numa protuberância na parte de trás do joelho que parece triplicar de tamanho e fica muito mais saliente e visível quando estiro completamente a perna.

Sou alérgico a anti-inflamatórios, portanto evito tomar esse tipo de medicação. Tento amenizar usando joelheiras articuladas para dar mais estabilidade, gelo 2 vezes ao dia geralmente, e aplicando diclofenaco dietilamônio, mas mesmo assim o resultado demora, então fico na dúvida se isso está realmente tendo algum efeito positivo.(Posso continuar fazendo isso?)

Há 1 mês, após consulta com um ortopedista e alguns exames, fui diagnosticado com Cisto de Baker. Mesmo eu reclamando do incômodo, o médico, a princípio não recomendou intervenção cirúrgica e sim fisioterapia (10 sessões). Iniciei esta semana a fisio e vou ficar observando os resultados desse tratamento.

É possível que ainda assim eu consiga reduzir ou eliminar esse cisto e poder retornar à frequência no esporte? Engraçado que às vezes ele praticamente desaparece, não incomoda, mas nesses últimos 2 anos foram raríssimas as vezes.

Parabéns pelas informações fornecidas em seu blog.

Abraços,

Ede Marcus Carvalho

eddemarcus disse...

Olá Leonardo, boa noite!

Li todas as suas respostas sobre este assunto, verifiquei que em algumas situações existem semelhanças com o meu caso. Mas alguns detalhes específicos me diferem um pouco dos outros, então queria expor isso pra saber se pode me dar a sua orientação.

Há 6 anos atrás fiz uma cirurgia de artroscopia, devido a um diagnóstico de lesão no menisco. A cirurgia ocorreu bem e o pós-operatório também. Cumpri o período de fisioterapia corretamente e achei que o assunto estava resolvido.

Tenho 38 anos, pratico surf há 20, mas nos últimos 2 anos fui sendo obrigado a reduzir minha frequência no esporte (o que me entristece) pela dificuldade que estou tendo em praticá-lo devido à falta de estabilidade e limitação de movimentos que venho percebendo. Já notei também que sempre após uma sessão de surf, ou de ficar muito tempo em pé, os dias seguintes se sucedem com muitas dores, crepitações, estalos na patela e inchaços na região do joelho, dificuldade de fazer alguns movimentos simples como sair do carro, ou levantar da cadeira ou sofá. Isso sem falar numa protuberância na parte de trás do joelho que parece triplicar de tamanho e fica muito mais saliente e visível quando estiro completamente a perna.

Sou alérgico a anti-inflamatórios, portanto evito tomar esse tipo de medicação. Tento amenizar usando joelheiras articuladas para dar mais estabilidade, gelo 2 vezes ao dia geralmente, e aplicando diclofenaco dietilamônio, mas mesmo assim o resultado demora, então fico na dúvida se isso está realmente tendo algum efeito positivo.(Posso continuar fazendo isso?)

Há 1 mês, após consulta com um ortopedista e alguns exames, fui diagnosticado com Cisto de Baker. Mesmo eu reclamando do incômodo, o médico, a princípio não recomendou intervenção cirúrgica e sim fisioterapia (10 sessões). Iniciei esta semana a fisio e vou ficar observando os resultados desse tratamento.

É possível que ainda assim eu consiga reduzir ou eliminar esse cisto e poder retornar à frequência no esporte? Engraçado que às vezes ele praticamente desaparece, não incomoda, mas nesses últimos 2 anos foram raríssimas as vezes.

Parabéns pelas informações fornecidas em seu blog.

Abraços,

Ede Marcus Carvalho

Leonardo Sapucaia disse...

Boa noite, Marcus. Pelo que pude observar no seu relato, o cisto é apenas um dos seus problemas. Os sintomas que você apresenta após as sessões de surf não são específicos do Cisto de Baker (neste caso o cisto inflama pela sobrecarga sofrida na articulação). A fisioterapia vai ajudar nessa recuperação, mas acho que ela deve ser focada na analgesia (diminuição da dor), alongamento e fortalecimento muscular. Converse com seu fisioterapeuta para ver o que ele sugere. Acredito que exames de imagem mais detalhados podem também revelar outras patologias no seu joelho, como: condromalácia patelar (por causa das crepitações) e lesão ligamentar (por causa do edema). Estou à disposição e aguardo notícias. Obrigado.

Diomar Rodrigues Ramos disse...

olá doutor tenho um sixto baker á 5 meses,meu ortopedista disse pra mim agurdar pra ver se não prescisa de fazer sirurgia,só que sinto dor muito forte debaixo da bolaxa do joelho,o sisto tém alguma coisa a ver com essa dor,?qndo levanto a perna,a parte do joelho pra baixo,parece que tém uma agulha enfiando no meu joelho...grato.DIOMAR.

Leonardo Sapucaia disse...

Bom dia, Diomar. O Cisto de Baker apresenta dores na parte de trás do joelho, na maioria dos casos. O seu ortopedista pediu para você aguardar, mas nesse período você precisa fazer fisioterapia com um profissional de sua confiança e só após esse período ele vai avaliar a necessidade de cirurgia. Por enquanto você pode usar bolsa de gelo na região dolorida do joelho. Obrigado.

Teresa saboia disse...

Olá Leonardo, li seu blog todo e parabéns por ele pois é bastante esclarecedor.
Tenho 68 anos sou extremamente disposta, ativa , e saudável.Me alimento super bem , não como carne vermelha e abuso dos vegetais,Como consequência lógica disso tudo minha saúde é muita boa e além de consultas de rotina, não tenho nenhum problema de saúde característico de minha idade.
Por tudo isso ,estou inconformada com esse tal cisto de bater que do nada ,apareceu.Descendo carro após uma viagem de 2 hs , senti uma dor profunda na panturrilha direita que se assemelhava a uma forte caībra e á partir dai , já fazem três semanas ,estou numa peregrinação de médicos e exames e com o diagnóstico de cisto de bater.
Já tomei 10 dias de anti inflamatório fortíssimo e durante a ingestão do medicamento melhorei muito mas , assim que parei voltou tudo!
Sinto muita dor na panturrilha e meu joeljomesta com a articulação endurecida parecendo que , literalmente ,falta graxa!!
Fazia Pilates e caminhada.Parei tudo e não sei se seria recomendável reiniciar.
O que vc acha ? Posso reiniciar o Pilates?Ou ele pode ser prejudicial?
Outra coisa ,no raio X que fiz não apareceu lesão alguma .Essa semana estarei fazendo o ultra-som.
Devo usar um tensor no joelho?
Qual seria a indicação para o tensor.
Se vc puder me responder eu ficaria muito feliz!
De agradeço de qualquer forma